Reembolso no Plano de Saúde

Entenda como funciona o processo:

A solicitação de reembolso ocorre quando algum prestador não é credenciado pelo plano de saúde e o beneficiário paga o atendimento do próprio bolso, seja  o prestador um hospital, clínica, médico ou mesmo tratar-se de um procedimento. As situações mais comuns que levam à solicitação de reembolso são as emergências, nas quais o paciente é direcionado a algum hospital não credenciado, quando o beneficiário opta por um prestador não credenciado e atendimentos realizados em regiões não cobertas pelo plano. Desta forma, há a possibilidade de receber de volta uma parte ou o custo integral, mediante a solicitação de reembolso.

Para situações em que são necessários procedimentos, cirurgias ou terapias, é possível solicitar a prévia de reembolso, que prevê o valor a ser reembolsado pela seguradora a partir do orçamento apresentado pelo prestador; dessa forma, o beneficiário conhece com antecedência os custos com que irá arcar, evitando surpresas futuras.

Para que o reembolso ou a prévia ocorra é importante seguir as orientações e entregar as documentações exigidas pelas operadoras e atentar para os prazos estabelecidos. As solicitações podem ser realizadas pelo portal do beneficiário no site da seguradora ou, em algumas seguradoras, pelo aplicativo. Facilidades que trazem comodidade no processo.

Alguns procedimentos podem não constar do Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde), lista de procedimentos que as seguradoras e operadoras de saúde são determinadas a cobrir; nestes casos, a solicitação de reembolso não é acatada, visto que o próprio procedimento não é coberto. O importante é sempre verificar com a própria seguradora se é possível a solicitação de reembolso, mesmo que não conste no Rol de procedimentos, pois alguns casos clínicos são acompanhados de históricos que viabilizam alguns procedimentos; o próprio profissional orienta o beneficiário nesses casos e descreve os detalhes no relatório médico.

Em média, o reembolso é pago dentro de 30 dias após a solicitação, variando de acordo com a regra de cada seguradora; em casos de críticas ou solicitação de documentos, o prazo poderá se estender.

No surgimento de dúvidas, nós da Contaget estamos disponíveis para ajudar todos os nossos clientes e facilitar qualquer processo que se torne moroso ou prejudique a rotina do dia a dia do RH ou beneficiário.

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