Qualidade de Vida – 5 Atitudes para melhorar o dia a dia

Obter melhor qualidade de vida é desejo de todos, sem exceção. Porém, quando esse objetivo é individual a tarefa é mais difícil. Os objetivos tornam-se mais viáveis quando todo o núcleo familiar é envolvido na tarefa. Veja algumas atitudes ao alcance de todos.

1. Corrija a alimentação familiar

Conscientize a família de que a alimentação equilibrada ajudará no bem-estar de todos, uma vez que nenhum organismo funciona bem sem os nutrientes e vitaminas adequados, portanto longe de sanduíches e fast-foods. Esses nutrientes é que assegurarão a manutenção dos níveis de substâncias como a serotonina, que ajuda a manter os ciclos de sono adequados e consequentemente o bom humor familiar.

2. Pratique atividades físicas junto com a família

As atividades físicas ajudam a manter o peso corporal adequado, diminuem o risco de doenças cardiovasculares, reduzem a pressão arterial, controlam o diabetes, melhoram a autoestima, afastam o estresse, etc. Ainda precisa de mais motivos para praticá-las com toda a família? Além de saudáveis, as atividades físicas podem ser um motivo de diversão e que estimula a interação familiar, fortalecendo os vínculos e ajudando na boa disposição de todos.

3. Estimule períodos de sono de qualidade

Para alcançar um sono realmente reparador é fundamental cultivar alguns hábitos saudáveis, como ir dormir sempre no mesmo horário e ingerir somente alimentos leves antes de dormir. Isso ajuda a condicionar o metabolismo do sono. Também é recomendável evitar o consumo de bebidas estimulantes como café e o uso de equipamentos eletrônicos, que estimulam o cérebro. São medidas simples, que proporcionam um sono tranquilo e de qualidade, que por sua vez ajudará no bem-estar de toda a família.

4. Reserve um tempo para passeios em família

Encontrar um tempinho para passar alguns momentos de descontração com a família não é um luxo, mas sim uma atitude inteligente que culminará em maior produtividade no trabalho e melhor qualidade de vida, obtidas justamente pelo maior convívio social. É saudável que a família tire alguns momentos de descanso e todos fiquem bem longe dos e-mails e dos aplicativos!

5. Ter um hobby é saudável

A prática familiar de algum hobby é uma excelente forma de melhorar o relacionamento, pois além da atividade conjunta, proporciona momentos prazerosos e agradáveis após um dia de trabalho exaustivo. Há hobbies para o gosto de todos, como xadrez, jogos de RPG, videogames, coleções diversas, aeromodelismo, artesanato, etc. Se os membros da família gostarem de hobbies diferentes, a troca de informações sobre eles pode ser bem interessante. O importante é afastar o estresse e se divertir um pouco.

Contaget