Os custos dos planos de saúde empresariais e o papel da corretora

As empresas que oferecem benefícios de saúde para seus funcionários enfrentam anualmente o “temido” reajuste, onde por vezes podem se tornar reféns das seguradoras.

As métricas que as seguradoras utilizam para realizar o cálculo do reajuste são feitas conforme as utilizações dos funcionários ou do grupo de empresas ao qual está inserido (pool de empresas).

No entanto, esses percentuais podem ser negociados, avaliando-se a utilização do período e identificando quais foram os agravantes. Muitas vezes há margem para negociações, que permitem que a empresa permaneça no mesmo plano e grade de atendimento.

O papel da corretora começa desde a contratação até o reajuste, e periodicamente é importante que seja avaliada a saúde da carteira como um todo, assim como análise dos relatórios de sinistralidade, o acompanhamento de casos crônicos, a aplicação de campanhas de saúde dentro das empresas, realização de ações sobre o uso consciente do plano e realização da negociação do reajuste com antecedência junto a seguradora.

Não somente para as empresas acima de 100 vidas, onde os relatórios são mais acessíveis, mas as campanhas e a negociação são superválidas para as empresas PME também, sendo as campanhas aplicadas durante todo o período e as negociações assim que o reajuste for disponibilizado pela seguradora.

São realizadas reuniões e algumas vezes instituídos até comitês de saúde para avaliar todos os casos e entender qual a melhor opção para a empresa, se há possibilidade de redução do percentual de reajuste e como alternativa, avaliar a troca de plano, incluir coparticipação ou mudar de seguradora em último caso. Ação esta que não deve ocorrer com frequência, pois as empresas que trocam de seguradora com frequência pela sinistralidade alta, acabam malvistas pelas seguradoras, o que é identificado a partir de análise da permanência e sinistralidade anterior.

Ter uma corretora que faça a intermediação das negociações é de extrema importância, pois isso facilitará todo o trâmite de identificação de planos e redes credenciadas adequadas ao perfil da empresa, e ainda viabilizará uma margem de redução de custos, com ações e medidas preventivas. Além de realizar todos os demais serviços, como suporte ao RH, movimentações, faturamento, gestão de saúde e gestão de risco.

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