Seguro residencial: saiba quando acionar 

O seguro residencial está se tornando cada vez mais comum nos lares brasileiros. Isso porque mesmo os moradores mais cuidadosos estão sujeitos a imprevistos e eventualidades que podem colocar seu patrimônio e sua segurança em risco. 

No artigo de hoje, nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o seguro residencial: o que é, quais as principais coberturas e as situações em que ele pode – e deve – ser acionado. Acompanhe! 

O que é o seguro residencial

O seguro residencial é uma proteção para o lar. Essa modalidade de seguro pode ser contratada para imóveis usados como moradia, seja de forma permanente ou de temporadas, como casas de veraneio.

Existem diferentes opções de cobertura e com certeza uma delas cabe no seu bolso! 

As apólices vão desde uma proteção para a estrutura física do imóvel até casos em que os itens que estão dentro do imóvel também estão assegurados na cobertura. É importante lembrar que algumas coberturas requerem o pagamento de franquia, que é deduzido da indenização em caso de sinistro.

Além da tranquilidade financeira, caso ocorra algum imprevisto, em alguns tipos de contrato você também tem uma assistência 24 horas para diversos tipos de reparos em casa.

Com tantas possibilidades de uso, o custo-benefício de contratar um seguro residencial vem chamando a atenção de cada vez mais pessoas e o setor está em plena expansão. Uma pesquisa da Federação Nacional de Seguros Gerais, a FenSeg, revela um crescimento de 25% na contratação do seguro residencial no Brasil num período de 4 anos, e esse número não para de crescer. 

A seguir, você conhece as principais coberturas e situações indicadas para acionar seu seguro residencial. 

Principais coberturas do seguro residencial

Antes de mais nada, é preciso ficar atento na hora de fazer a contratação. Preste atenção nas cláusulas e tire todas as dúvidas antes de assinar o contrato. Afinal, você precisa saber o que sua cobertura garante – mas fica tranquilo que estamos aqui para te ajudar a encontrar a melhor opção! 

Com a contratação de um seguro residencial, você pode descansar a cabeça tranquilo no seu travesseiro e saber que a sua casa está protegida contra: 

1. Roubo ou furto

A proteção contra roubos e furtos contempla os itens que foram subtraídos ou danificados, inclusive o reparo de estruturas que podem ter sido danificadas pela ação criminosa.

Em casos de furto, a cobertura se aplica somente quando o furto é qualificado, ou seja, em casos de agravantes, como uso de violência ou arrombamento, por exemplo. 

2. Danos elétricos

Garante o conserto de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que queimam em decorrência de raios ou oscilações de energia, e quando não há possibilidade de conserto, o bem pode ser reposto.

Vale lembrar que o Brasil está entre os países com maior incidência de raios, então essa segurança é muito bem-vinda!

3. Quebra de vidros

Algumas apólices garantem ainda a reposição de itens como janelas, vidros da varanda, espelhos, box de banheiro, entre outros. Assim, você fica sossegado em casos de acidentes na sua propriedade. 

4. Incêndios ou explosões

O seguro contra incêndios para a sua residência pode ser acionado caso ela tenha sido parcialmente ou totalmente afetada pelas chamas causadas por diferentes motivos. 

A indenização vai reparar a estrutura danificada na sua casa e também repor os itens perdidos durante o incêndio. 

5. Vendaval, granizo e tornado

Com o clima cada vez mais instável, grandes tempestades e ventanias também podem causar danos à sua propriedade.

Nesse caso, a indenização do seguro residencial pode abranger a reparação de danos na estrutura, bem como a reposição de itens perdidos ou danificados devido a eventos cobertos, como vendavais.

6. Assistência 24 horas

Além das diversas coberturas que o seguro oferece, você também pode incluir assistências e serviços emergenciais para te ajudar com problemas comuns do dia a dia, como a troca de um chuveiro queimado ou uma torneira vazando, por exemplo.

Assim, se um cano estoura na sua casa ou você fica preso fora de casa porque esqueceu a chave, pode acionar o seguro residencial! Outras opções de serviços são: reparo de eletrônicos, eletricista, instalação de aparelhos, limpeza de calhas, troca de telhas e limpeza da caixa d’água.

Essas e outras coberturas oferecem diversas possibilidades para proteger seu lar conforme sua necessidade.

Personalizar a cobertura torna o seguro residencial uma solução ainda mais completa para você e sua família. Afinal, o objetivo de contratar um seguro é poder ter tranquilidade caso aconteça algum acidente e conseguir um atendimento rápido e eficiente. Assim, você não se descapitaliza na hora errada e nem fica sem assistência quando você e sua família mais precisam. 

Quando acionar o seguro 

Em um artigo para a Infomoney, o diretor-executivo de ramos elementares da Porto conta que as pessoas passaram a utilizar mais os serviços do seguro depois da pandemia, quando as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e muitas migraram para o modelo de trabalho remoto. 

E se você ainda tem dúvidas se o seguro residencial vale a pena, considere que os eventos climáticos deixaram milhares de pessoas desabrigadas e com incontáveis prejuízos em várias regiões do Brasil. Além disso, o apagão que atingiu a cidade de São Paulo durou quase seis dias em algumas regiões, deixando inúmeras casas com prejuízos em eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

No entanto, é importante lembrar que eventos climáticos, como excesso de chuva, não estão cobertos pelo seguro residencial.

O seguro residencial pode ser acionado 24 horas por dia, qualquer dia da semana. Em todas as situações acima, você pode acionar o atendimento do seguro ou pedir uma indenização. 

A apólice que você contratou vai determinar as condições para o pagamento da indenização. O importante é saber que, ao contratar um seguro residencial, você protege seus maiores bens contra acidentes e fatalidades. 

Muitas pessoas acabam comparando o seguro automotivo com o seguro residencial na questão de valores, mas são coisas bem diferentes! Enquanto o seguro auto custa, em média, de 5% a 10% do valor do veículo, o seguro para casas não chega a 1% do valor do imóvel.

Então já sabe, né? Pode contar com a Contaget para cuidar daquilo que é mais importante para você: sua segurança e a da sua família. 

Somos especialistas em todas as linhas de seguro. Trabalhamos há mais de 45 anos para garantir que você e sua família tenham a melhor assistência possível nos momentos mais difíceis. 

Clique aqui para entrar em contato e conhecer a opção de seguro que melhor combina com as suas necessidades e com o seu bolso!

Contaget