O que é o Seguro Empresarial e por que preciso ter um?
O seguro empresarial é chamado de multirriscos, pois é composto de várias coberturas em uma única apólice, que indeniza o empresário em casos de incêndio, roubo, raios e diversos outros eventos imprevistos e acidentais.
Em geral, os seguros para empresas contam com alguns tipos de proteção, sendo os mais comuns:
– Danos materiais: garante proteção contra prejuízos que possam atingir o patrimônio da empresa, como bens materiais, mercadorias e matérias-primas, equipamentos, valores em espécie, pagamento de aluguel, seja imóvel próprio ou alugado;
– Responsabilidade civil: dá cobertura à empresa em casos de danos a terceiros ou aos seus bens. Os terceiros podem ser clientes, fornecedores ou funcionários, por exemplo.
Ter um seguro empresarial é fundamental a fim de garantir que o seu negócio tenha condições de continuar existindo e prosperando, mesmo em situações que fujam do controle.
Como escolher e contratar um Seguro Empresarial?
1. Analise os riscos que mais preocupam
Os valores dos seguros podem variar, dependendo das coberturas e das seguradoras; por isso é fundamental estabelecer adequadamente as prioridades.
Muitas seguradoras já oferecem planos e condições especiais para o pequeno empresário, com apólices abrangentes e pacotes de coberturas.
Se o seu orçamento está apertado, prefira as coberturas obrigatórias, que garantem que o seu negócio estará dentro da lei, e pelas coberturas relacionadas a catástrofes, como incêndios, vendavais e responsabilidade civil.
2. Saiba quais coberturas estão presentes na apólice
Antes de tomar qualquer decisão, lembre-se de uma dica importante: peça ao corretor para lhe oferecer algumas alternativas, com seleção de coberturas diferentes e seguradoras especializadas.
Para decidir pela mais adequada, você pode considerar vários pontos, como solidez e confiança da marca, boas avaliações de outros segurados, transparência nas negociações, além das coberturas previstas no plano de seguro proposto.
Às vezes, uma economia pequena pode não ser tão vantajosa, já que poderá significar a exclusão de alguma cobertura importante para o seu ramo de atuação.
Por exemplo, se você é dono de um restaurante, poderá ser vantajoso contar com um seguro de responsabilidade civil, que protegerá o seu negócio de eventuais reclamações de clientes sobre a qualidade do produto ou serviço.
Outro ponto que vale a pena destacar é o valor segurado. Para economizar, alguns empresários declaram um valor da empresa menor do que o real, o que garantirá, por sua vez, um valor de cobertura menor. Essa prática, em alguns casos, poderá representar até uma redução maior na indenização, em decorrência da aplicação de uma penalidade denominada cláusula de rateio.
3. Entenda quais são os seguros obrigatórios para o seu setor
Para que o seu negócio esteja totalmente regular, também é importante pesquisar se algumas apólices de seguro são exigidas por lei ou por acordo sindical.
4. Saiba o que você pode fazer para minimizar o valor do seu seguro
Como se vê, existem muitos itens a se considerar na formação do valor do seguro a ser pago e você, como empresário, pode fazer melhorias na segurança do seu prédio e da sua atividade, garantindo uma boa avaliação de risco e um preço justo.
Em geral, os corretores de seguros podem ajudar a identificar os riscos a que o seu negócio está mais exposto, mas há algumas medidas simples que você poderá implantar, como:
– proteção contra vandalismos e roubos (garantindo controle de acesso e instalando um sistema de segurança, por exemplo);
– proteção contra incêndio (mantendo os equipamentos de proteção em bom estado e revisados, como extintores e hidrantes e portas corta-fogo);
– proteção contra fenômenos climáticos (com para-raios corretos, revisão de estruturas e telhados).
Antes de renovar o seguro, você analisa se o valor segurado é suficiente para cobrir possíveis danos ao patrimônio da empresa?
Imprevistos e situações fora do controle podem acontecer e colocar o seu patrimônio em risco e nessas horas não importa o tamanho ou o porte da sua empresa, e nem que você seja um ótimo gestor. Nesse caso, o melhor a fazer é contar com um seguro empresarial.
Ele ajudará a proteger seu negócio em diversas esferas, evitando danos físicos ao prédio e até oferecendo proteção contra riscos que a sua empresa possa causar a terceiros. Mas, para garantir tudo isso, é preciso escolher a apólice correta e adequada à sua realidade.
As seguradoras têm observado nos processos de regulação dos sinistros patrimoniais que os valores declarados dos bens segurados para a contratação de seguros são em média 30% inferiores aos seus valores reais de reposição, o que tem gerado enormes frustrações entre os Segurados, uma vez que existe o dispositivo de aplicação de rateio nas apólices.
A fixação correta dos valores em risco de danos materiais nas apólices de seguros patrimoniais é uma excelente maneira de se certificar que o seguro indenizará de maneira justa quando da ocorrência de um sinistro.
Por isso, a Contaget Seguros sabe da importância de se fazer uma venda consultiva, para que na hora de um sinistro não ocorram mais perdas para o cliente do que o previsto.