Roubo ou perda total de veículo permite restituição do IPVA

Roubo, furto ou perda total de carros e motos roubados permitem ao proprietário reaver IPVA pago na maioria dos Estados do Brasil.

Quem tem o veículo roubado, furtado ou sofre perda total pode pedir a restituição do IPVA pago na maioria dos Estados brasileiros.

Em alguns Estados só é possível recuperar o IPVA pago proporcional ao tempo em que o proprietário de fato fica sem o veículo.

Por exemplo, se um carro é roubado no fim de março e recuperado no início de junho, o proprietário só consegue recuperar o IPVA referente aos meses de abril e maio.

Em outros Estados é possível recuperar o IPVA proporcional ao tempo que falta até o próximo exercício, mesmo no caso de veículos roubados ou furtados que são recuperados.

As regras podem variar conforme o Estado. Mas, normalmente, vale o seguinte: em caso de veículo roubado ou furtado e recuperado no mesmo ano, deve-se entrar com o pedido assim que o veículo é recuperado; em caso de perda total ou veículo não recuperado, deve-se entrar com o pedido no ano de exercício seguinte. É fundamental fazer o boletim de ocorrência.

Para saber como recuperar o IPVA pago de um veículo que foi furtado, roubado ou sofreu perda total, entre em contato com a Secretaria de Fazenda do seu Estado.

Seu veículo ainda não tem seguro?

Faça já uma cotação de seu seguro auto na Contaget Seguros!

Contaget