Reduzir os custos no plano de saúde é a melhor saída?
A redução de custos é um tema muito popular quando o assunto é administrar um benefício empresarial e o plano de saúde é o segundo maior custo de uma empresa, depois do salário dos funcionários. Entretanto, existem vários fatores a ser avaliados antes de se reduzir gastos, principalmente quando pensamos no temido reajuste. Então, vamos lá para alguns pontos importantes, antes de escolher a opção de menor custo.
KNOW-HOW
Esse termo em inglês significa “Como fazer” e é um conceito corporativo referente a alguém especializado em uma área ou assunto específico. É de suma importância que você conte com um profissional e/ou uma equipe que tenha domínio sobre os riscos que uma apólice de seguros sofre; é importante saber tudo que influencia na taxa de reajuste do contrato, considerando o agravo da sinistralidade.
ESCOLHA DA CONSULTORIA
A avaliação de uma consultoria facilitará a escolha dos benefícios mais adequados ao perfil do seu negócio, além de fazer a administração da saúde da apólice, prevendo reajustes, possíveis sinistros e acompanhando a utilização e os reflexos do mercado de seguros, como a variação de custos médicos e hospitalares (VCMH), por exemplo.
O monitoramento constante da carteira auxilia na prevenção de sinistros e agravamento do reajuste; deste modo, a consultoria e a empresa desenvolvem planos de ação, como campanhas que conscientizem a população de beneficiários sobre os programas da seguradora que aumentam a qualidade de vida dos funcionários, com o objetivo de redução das utilizações indevidas do plano.
Analise com atenção e cautela se a consultoria tem condições de administrar a apólice, como acompanhar a evolução da sinistralidade, casos crônicos, um canal de relacionamento e um suporte sistêmico integrado que irá facilitar na comunicação, organização e arquivo de documentos e dados. A tecnologia é crucial para a crescente evolução do mercado, não só no ramo de seguros complementares e suplementares, sendo de fato uma tendência global.
A consultoria faz a intermediação entre empresa e operadora na negociação, o que reafirma o fortalecimento constante do relacionamento e a confiabilidade de mercado. Quanto mais prestigiada no ramo, mais as negociações se tornam vantajosas, considerando primordialmente os interesses do cliente.
BUSCANDO TALENTOS
Antes de se fazer a opção pelo plano mais simples, vale considerar que a geração atual de trabalhadores valoriza os benefícios ofertados tanto quanto a proposta salarial. Na visão dos talentos emergentes, o requisito “benefícios” tem o seu diferencial.
CAMPANHAS DE SAÚDE
Desenvolver um programa de qualidade de vida dentro da empresa pode auxiliar nos cuidados preventivos que reduzem a utilização indevida, e o próprio RH poderá fazer isso, com a ajuda da consultoria e da seguradora, a fim de conseguir ações que não gerem custos ou reduzindo os existentes, trazendo um retorno considerável de acordo com o público-alvo.
MODALIDADES DE PLANOS
Quando reajustes altos são aplicados nas empresas, mesmo após a prática de medidas para evitar o aumento de custos, é comum que a empresa busque novas precificações no mercado ou até mesmo outras modalidades de planos de saúde.
Coparticipação e Contribuição – RN 279
A coparticipação é uma modalidade de contrato para reduzir os custos, os beneficiários pagam um percentual ou valor preestabelecido sobre consultas e procedimentos simples, variando de acordo com sua utilização. Existe ainda a contribuição, que é um valor fixo descontado mensalmente da folha do colaborador. No entanto, a regra normativa 279 da ANS garante a estes beneficiários a opção de permanência no plano após a demissão sem justa causa ou aposentadoria. Esses dois processos ajudam a inibir os excessos por má utilização e podem ser aplicados em conjunto.
Pool/RN309
Pool de empresas é o método adotado pelas seguradoras que dilui a sinistralidade da carteira em diversas empresas, chegando a uma única taxa para todas as empresas, evitando os altos índices de reajuste. Vale lembrar que empresas com até 29 vidas, devido ao baixo número de beneficiários, entram automaticamente neste modelo.
Elegibilidade
Elegibilidade por cargos permite aplicar diferentes planos de acordo com a posição hierárquica; além de se ter um gasto controlado, serve de potencial incentivo do crescimento e desenvolvimento profissional do colaborador.
Pagamento do plano dependente
Pagamento integral do dependente pode ser uma saída para gastos acima do esperado, principalmente se for observado nos relatórios de sinistralidade que a maior parte refere-se aos dependentes. Assim, o beneficiário utilizará o plano de modo mais consciente e controlado.
SERVIÇOS DA OPERADORA
Cabe avaliar também os serviços que a própria operadora disponibiliza. Neste período de pandemia, muitas implantaram ou ampliaram os atendimentos on-line, seja consulta em clínico geral, especialista e até terapias com psicólogos. Desta maneira, os riscos referentes à exposição social e até a sinistralidade aplicada aos prontos-socorros se reduzem consecutivamente, além de promover um incentivo pela praticidade de se consultar sem precisar sair de casa.
É importante avaliar a qualidade dos atendimentos, bem como os programas internos que as companhias dispõem, para cuidar e prevenir a saúde dos beneficiários. Normalmente estes programas quando utilizados não interferem da mesma forma na sinistralidade que uma utilização de um prestador credenciado.
ESTUDO DE MERCADO
Realizar o estudo de mercado, alguns meses antes, irá trazer uma clareza sobre o quanto está sendo praticada a mesma equivalência de atendimento em outras operadoras. Para empresas que já sofreram muitos reajustes ou estão com a sinistralidade alta, pode haver uma grande redução ao se optar pela troca da operadora.
DROWNGRADE
Em último caso, pode-se avaliar a redução dos planos contratados, seja na acomodação ou grade de prestadores. Dependendo da rede mais utilizada pelo público, isso pode ser financeiramente positivo, sem prejuízos na utilização dos beneficiários. Os planos com reembolso, por exemplo, podem ser revistos de acordo com as práticas dos funcionários. Se não há muitas solicitações, uma redução deste módulo não irá impactar.
A abrangência do plano pode ter uma representatividade financeira considerável na hora de cotar com a operadora, principalmente quando a companhia ou o perfil dos beneficiários não é de pessoas que saem do Estado ou viajam a trabalho; portanto não haveria a necessidade de contratar planos nacionais e sim regionais.
CONCLUSÃO
Tudo se inicia com ações preventivas da gestão de saúde e ninguém melhor que uma consultoria para realizar este serviço. Isso trará muitas facilidades para o RH, além dos outros serviços que a consultoria proporciona, que agilizam as atividades relacionadas a seguros e benefícios.
Contudo, sabemos que imprevistos acontecem e existem situações que não conseguimos evitar e é justamente nesse momento que se evidencia mais uma vantagem de contar com uma consultoria de referência no mercado.
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