Alagamento… o meu seguro cobre?
O número de alagamentos em períodos de chuvas aumenta e isso ocorre pelo fato de algumas cidades não estarem preparadas para o escoamento da água; sem contar o excesso de lixo descartado inadequadamente nas ruas, praças, terrenos baldios, entupindo os bueiros e canais de esgotos.
Neste cenário, surge a seguinte dúvida: O meu seguro cobre o alagamento? A resposta é sim, desde que você tenha contratado o seguro Compreensivo, mais conhecido como “Seguro Total”.
“Seguro Compreensivo: Cobre danos decorrentes de roubo, furto, colisão, incêndio, explosão acidental e eventos da Natureza (chuvas, enchentes, inundações, granizo, quedas de barreiras), valendo também para veículos alagados em estacionamentos e garagens.”
No entanto, não basta apenas contratar o seguro; é preciso atentar para as normas das seguradoras, pois sendo comprovado o agravamento do risco, não haverá indenização; exceto em situações em que se tenha que abandonar o veículo em meio a enchente, para preservar vidas.
A seguir, algumas dicas importantes, para evitar transtornos e perda de cobertura:
– Não tente atravessar intencionalmente um alagamento, danificando as partes elétricas e motor (Calço hidráulico). Lembrando que o limite para uma travessia segura é quando a água está no máximo até a metade da roda;
– Evite trafegar e/ou estacionar em áreas de alagamento;
– Ao se deparar com chuva torrencial, estacione e aguarde o momento certo para seguir viagem com segurança;
– Caso esteja convicto de que a travessia é segura, mantenha a velocidade baixa e constante;
– Comunique imediatamente a seguradora e solicite um guincho para remoção adequada do veículo;
* Consulte as condições gerais de sua apólice e em caso de dúvidas, fale conosco!