O PESO de um celular!

Ela pode ser chamada de “doença da modernidade” e tem sido uma das causas mais frequentes de procura por consultórios médicos com relatos de dores lombares e na coluna cervical.

Os especialistas observam que atualmente é cada vez mais comum que essas dores sejam relatadas por pessoas jovens, ainda longe do desgaste natural provocado pelo envelhecimento, o que na maioria das vezes revela a origem das dores na postura corporal inadequada durante o uso de aparelhos celulares e similares.

Os dados médicos mostram que a flexão do pescoço aumenta o peso exercido pela cabeça sobre a musculatura cervical, numa intensidade que pode variar de 10 a quase 40 quilos de pressão sobre a musculatura da região, o que explica as dores intensas, que levam à procura pelo atendimento médico nos casos agudos.

Trata-se de uma questão de saúde séria, importante e que pode e precisa ser prevenida ainda na juventude e com o corpo saudável, pois além das dores, o uso prolongado de aparelhos celulares sob má postura corporal pode levar a processos de degradação óssea, como as temidas hérnias de disco.

Neste caso, é mais atual do que nunca o ditado de que prevenir é melhor que remediar.

Contaget