O Brasil é o quarto país do mundo em mortes no trânsito, segundo a OMS
A Organização Mundial da Saúde divulgou um estudo e, infelizmente, o Brasil é o quarto país no mundo em mortes por descuidos veiculares.
Prevenção, sempre!
O melhor método para não fazer parte das estatísticas é prevenir. Confira abaixo algumas atitudes que você precisa ter para manter a sua viagem sempre em segurança.
Celular e direção: não! O uso de celulares ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente.
Bebida e direção: nem pensar! Pesquisas apontam que mais de 22% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros envolvidos em acidentes de trânsito apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool.
Respeite a faixa de pedestre. A faixa de pedestre traz segurança a quem caminha pelas ruas do País e é essencial que cada um faça sua parte e utilize esse dispositivo da maneira correta. Condutores devem ficar atentos e dar preferência aos pedestres e ciclistas que quiserem atravessar na faixa.
Mantenha a distância correta entre os veículos. Dirigir muito próximo ao veículo da frente aumenta em 76% a chance de colisão. Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo é considerável infração grave e passível a multa.
Veículo revisado, sempre! A manutenção preventiva dos principais itens do veículo, como freio, nível de óleo e amortecedor, deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses. Esses cuidados ajudam a evitar acidentes nas ruas e estradas. É essencial checar as luzes de farol, para visibilidade; a suspensão, que garante o controle do veículo em curvas ou freadas bruscas; e o cinto de segurança, que deve funcionar perfeitamente em caso de colisões.
Respeite o limite de velocidade. A pressa para se chegar ao destino foi responsável por 20,46% dos acidentes nas rodovias de todo o País em 2016. O mau comportamento do motorista ao ultrapassar em lugares proibidos e exceder o limite de velocidade ocasionou 15.051 ocorrências. Respeite o limite de velocidade e lembre-se de desacelerar o seu veículo em dias de chuva e neblina.