Dia Nacional e Mundial do Diabetes

O diabetes é uma questão de saúde pública e estima-se que aproximadamente 15 milhões de brasileiros estejam vivendo com a doença, classificada pelo Ministério da Saúde como “o principal problema da saúde brasileira atualmente”.

Entretanto, embora ainda não exista cura para o diabetes, a doença pode ser perfeitamente controlada com o uso de medicamentos, prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e manutenção de hábitos de vida saudáveis.

No mundo, dados da Organização Mundial da Saúde indicam mais de 420 milhões de pessoas com diabetes, ou seja, uma em cada 11 pessoas no mundo tem a doença, o que serve para ilustrar o tamanho do problema.

Avanços da ciência

A ciência tem feito progressos significativos na corrida pela cura. Há estudos experimentais promissores de terapia com células-tronco em pacientes recém-diagnosticados com diabetes tipo 1 e, para o diabetes tipo 2, os estudos com a cirurgia de redução de estômago (gastroplastia) têm apresentado bons resultados, mesmo em pacientes não obesos.

Um dos desafios no controle do diabetes é a sua identificação, pois muitas pessoas desconhecem que têm a doença e convivem com ela sem diagnóstico, até que os sintomas mais evidentes se manifestem. Daí a importância de medir a taxa de glicemia com frequência, a fim de identificar o problema tão logo ele surja.

Sintomas

Para diagnosticar o diabetes é essencial a visita ao médico. Só ele poderá identificar e iniciar o tratamento conforme o tipo de diabetes que o indivíduo apresenta. Alguns sintomas servem de alerta para procurar os cuidados médicos:

• Boca seca

• Sede constante

• Fome frequente

• Retinopatia (visão embaçada)

• Perda de peso

• Aumento da glicemia

• Dificuldade de cicatrização

• Infecções frequentes

• Formigamento dos pés

• Complicações renais e vasculares

Tratamentos

O tratamento deve ser encarado como de longo prazo, ou seja, como acompanhamento nutricional pois muitos comportamentos alimentares precisam ser incorporados ou ajustados. Alimentos como legumes, folhas, frutas e cereais integrais que agregam grande quantidade de fibras devem ser consumidos diariamente pois estão relacionados ao melhor controle do diabetes. 

O tratamento do diabetes depende de uma equipe multiprofissional especializada e, se possível com educadores em diabetes credenciados pelos órgãos internacionais tornando o cuidado integrado. Neste contexto, o nutricionista como membro da equipe é parte fundamental. Isso porque para muitos dos pacientes, o diagnóstico se correlaciona negativamente com o prazer em comer. 

Contaget