Dia Mundial da Amamentação
A saúde do seu filho começa pela amamentação
O leite materno é o alimento mais importante para o bebê durante os primeiros meses de vida. Além de satisfazer a criança, o leite materno também é responsável por proteger o bebê e a mamãe de diversas doenças.
Amamentar faz bem à saúde!
1. Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade e intolerância ao glúten.
2. Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos.
3. Previne a anemia.
4. A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê.
5. Quando o ômega-3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida.
6. Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia.
7. Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.
8. Estudo publicado na American Journal of Obstetrics revela que a amamentação reduz o risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional.
9. Bebês que mamam exclusivamente no peito até os seis meses têm menos risco de desenvolver asma e artrite reumatoide e recebem uma proteína que combate vírus e bactérias do trato gastrointestinal.
10. Protege a mãe contra doenças cardiovasculares, segundo estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos EUA. Para a pesquisa, foram analisadas 140 mil mulheres no período pós-menopausa, ou seja, com média de 63 anos, e o resultado mostrou que aquelas que amamentaram por mais de um ano tiveram 10% menos risco de sofrer com essas doenças, comparadas àquelas que nunca amamentaram.