Dia internacional da Síndrome de Down
Em 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, condição em que ocorre uma alteração na divisão celular e formação do par de cromossomos 21, composto por três cromossomos ou dois e mais uma parte, totalizando 47 em vez de 46 cromossomos. É importante lembrar o quanto seu conhecimento e apoio podem ajudar no desenvolvimento e no convívio com as pessoas portadoras da síndrome de Down.
Inclusão
Por muitos anos acreditou-se que o tratamento adequado para pessoas com síndrome de Down deveria ser conjunto com outros portadores de alguma doença mental; entretanto, a maior parte dos diagnosticados com Down consegue se desenvolver nas escolas regulares e até melhora o desenvolvimento de suas habilidades.
É preciso tratar com equidade, pois apesar das necessidades especiais que essas pessoas têm, em qualquer fase da vida, o portador de síndrome de Down tem os mesmos anseios que qualquer outra pessoa sem limitação. Eles têm capacidade de tomar suas próprias decisões e merecem ter a sua liberdade respeitada e não colocada dentro de uma bolha.
Características:
- Olhos amendoados.
- Rosto arredondado.
- Orelhas pequenas.
- Mãos menores, com dedos mais curtos.
- Dificuldades motoras.
- Língua protrusa, maior que o normal.
- Baixa estatura.
- Tendência a doenças cardíacas.
- Desenvolvimento intelectual mais lento.
- Problemas de tireoide.
Diagnóstico e tratamento:
O diagnóstico pode ser realizado desde a gestação até após o nascimento, e logo depois de confirmado, a criança com Down deve receber acompanhamento médico multidisciplinar, a fim de identificar os riscos de saúde relacionados e conduzir as atividades para melhor desenvolvimento cognitivo e motor.
Desenvolvimento:
Cada pessoa com síndrome de Down terá sua individualidade e personalidade, o desenvolvimento de cada uma deve ser estimulado e incentivado desde cedo, além de se prover acompanhamento profissional, para reduzir ao máximo os impactos das dificuldades enfrentadas por essas pessoas.