Dengue: o que é e como se proteger

Você sabia que o Brasil é o país com maior número de casos de dengue em todo o mundo? Só este ano, o Ministério da Saúde registrou mais de 500 mil casos prováveis da doença, que pode inclusive levar à morte quando não é tratada corretamente.

Por isso, nesse artigo você confere algumas dicas práticas de como se proteger dessa doença, além de conhecer os principais sintomas para observar caso sinta algum mal-estar. Acompanhe!

O que é a dengue e quais seus principais sintomas

Em primeiro lugar, é importante saber que a dengue é causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti. Aliás, esse mesmo mosquito também transmite o zika vírus e o chikungunya, então é preciso ter atenção redobrada com a sua picada!

No caso da dengue, a única maneira de pegar a doença é através da picada de um mosquito fêmea Aedes aegypti que esteja carregando o vírus da doença.

Ou seja, ter contato com pessoas doentes ou compartilhar objetos não oferecem riscos de contágio da doença. 

Justamente por depender desse vetor de transmissão, o período de maior incidência é durante o verão, quando o mosquito encontra as condições ideais para se proliferar e acaba picando ainda mais pessoas.

E atenção! Se você perceber a picada do mosquito ou começar a se sentir mal, é importante ficar de olho nos principais sintomas da dengue. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns são:

1. Febre alta

A febre nos casos de dengue fica acima de 38º, entre 39º e 40º, e pode durar de dois a sete dias. 

2. Dores no corpo, articulações e atrás dos olhos

Outro sintoma muito comum na doença é a presença de dores no corpo, especialmente nas articulações. Além disso, as pessoas também podem sentir dor atrás dos olhos. 

3. Mal-estar, dor de cabeça, falta de apetite

Por causa da febre, é comum as pessoas sentirem mal-estar, dor de cabeça e falta de apetite durante os primeiros dias da dengue. Dependendo da gravidade do caso, perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns. 

4. Manchas vermelhas

Outro sintoma presente na dengue é o surgimento de manchas vermelhas na pele, aparecendo entre o terceiro e quinto dia de febre. As manchinhas desaparecem depois de três dias, em média, e não causam coceira. 

Lembrando que alguns casos de dengue também podem ser assintomáticos, ou seja, não apresentam nenhum sintoma ou apenas traços leves. 

Caso você tenha algum dos sintomas acima, é importante procurar um posto de saúde ou pronto socorro próximo da sua casa e seguir as orientações do seu médico!

4 dicas para se proteger da dengue

Agora que você sabe como a doença é transmitida e quais são seus principais sintomas, confira algumas das principais dicas para se proteger da dengue

1. Use repelente

Como vimos, a única maneira de contrair dengue é através da picada do mosquito. Por isso, usar repelente é uma excelente estratégia para manter o mosquito – e a dengue – longe de você!

Aposte também em roupas que cubram todo o seu corpo, como blusas de manga comprida e calças. Assim, você dá menos chance ainda para o mosquito. 

2. Elimine os focos de água parada

O mosquito da dengue se reproduz em espaços onde há água parada, como pratinhos de plantas, garrafas ou pneus velhos e piscinas sem uso. Por isso, é preciso ter muito cuidado com esses espaços para não facilitar a propagação do mosquito, principalmente durante o verão. 

A recomendação do Ministério da Saúde é verificar a sua casa pelo menos uma vez por semana para encontrar e eliminar os focos de água parada. 

3. Instale telas de proteção em casa

Se você mora em uma casa, outra maneira eficiente de deixar o mosquito longe de você é instalando telas de proteção, tanto nas janelas como na porta da frente. Mosquiteiros também funcionam bem e são uma barreira adicional que te protegem na hora de dormir. 

Isso é importante principalmente para quem mora nas regiões onde tem o maior número de casos. Então, se esse é o seu caso, invista nessa proteção!

4. Tome a vacina contra a dengue

Hoje em dia, uma das principais maneiras de se proteger contra a dengue é através da vacina, que está disponível desde março de 2023 na rede privada de saúde

Podem receber a vacina pessoas entre 4 e 60 anos de idade. O imunizante está disponível na maioria das farmácias e é aplicado em menos de 30 minutos. 

Ah, e uma dica! Alguns planos de saúde oferecem cobertura de serviços adicionais, como vacinas. Consulte a operadora do seu plano para saber se a vacina da dengue está dentro da sua cobertura. 

E conte com a Contaget como sua parceira na sua jornada para proteger e cuidar melhor da sua saúde! Somos experts em todas as linhas de seguro. Trabalhamos há mais de 45 anos para garantir que você e sua família tenham a melhor assistência sempre que precisarem.   

Conte com a Contaget para proteger o que é mais importante para você 😉

Clique aqui para entrar em contato e conhecer a opção de seguro que melhor combina com as suas necessidades e com o seu bolso!

Contaget