Celular tem feito motorista brasileiro dirigir de “olhos vendados”

Pesquisa realizada pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil) mostra por quanto tempo motorista tira os olhos da via em cada tipo de interação com celular; mandar mensagem é como dirigir vendado por 20 metros.

O levantamento monitorou o tempo que alguns motoristas voluntários ficaram ao volante sem olhar para frente enquanto interagiam com aplicativos de celular.

Foram monitorados quatro tipos de interação com o smartphone: destravar a tela do celular; ler ou responder mensagens; abrir o Facebook; e carregar o Instagram.

O tempo máximo que os condutores ficaram interagindo com o celular, sem qualquer intervalo para olhar para a pista, foi, em média, de 4,5 segundos. Esse tempo é o suficiente para trafegar às cegas por 62,5 metros a uma velocidade de 50 km/h, ou 125 metros a uma velocidade de 100 quilômetros por hora.

“Esses números comprovam que a atitude arriscada de dirigir e acessar as redes sociais ao mesmo tempo, tão presente em nosso dia a dia, pode levar a acidentes graves, uma vez que os motoristas trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito, saindo da faixa de rolagem, freando bruscamente, caindo em buracos e causando acidentes”, diz a reportagem da Revista CESVI.

Além do risco de acidentes, manusear o smartphone ao dirigir é infração de trânsito. Tirar as mãos do volante ao conduzir veículo para manusear o celular é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, sujeita à multa de 293,47 reais e sete pontos na carteira de habilitação.

Contaget