Câncer de Mama – Previna-se

A data de 5 de fevereiro marca o Dia Nacional da Mamografia, cujo objetivo é chamar a atenção para a importância dos exames de rotina, principalmente a mamografia, que além de um eventual tumor pode identificar também outras alterações nas mamas, nódulos, cistos, inflamações, problemas anatômicos. Daí a importância do exame, mesmo para as mulheres que não apresentam riscos genéticos para o desenvolvimento de tumores.

Quando realizar?

A recomendação do Ministério da Saúde é que as mulheres comecem a fazer a mamografia a partir dos 50 anos, até os 69 anos de idade, com um intervalo de dois em dois anos. Para mulheres com histórico familiar da doença e risco maior para seu desenvolvimento, o exame pode ser feito mais precocemente e em menor intervalo.

Onde fazer?

Em laboratórios de diagnósticos por imagem, clínicas e hospitais credenciados e/ou especializados em radiologia. Leve com você os exames anteriores, pois eles auxiliam na detecção de lesões precoces.

Mulheres com menos de 30 anos podem realizar?

Sim, quando houver indicação médica, que pode ocorrer em caso de alteração ou incidência de alguma anormalidade identificada em outros exames por imagem. Como as mamas antes dessa idade tendem a ser mais densas, o exame mais indicado é a ultrassonografia das mamas.

Homens fazem mamografia?

Sim, mesmo em proporções menores, os homens também podem desenvolver doenças da mama, inclusive o câncer. O exame é solicitado quando são detectadas alterações mamárias, que devem ser relatadas ao médico. Essas alterações muitas vezes são identificadas no autoexame, que por isso é indicado para ambos os sexos.

Conclusão

O câncer de mama é um tumor curável em até 98% dos casos quando detectado na fase inicial e o diagnóstico precoce pode evitar a retirada do seio. As mulheres devem ficar atentas aos sintomas do câncer de mama e, assim que um deles for percebido, procurar um médico o mais rapidamente possível. Os principais sinais são o aparecimento de ínguas nas axilas, modificações na forma e no tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo.

Mamografia: Não deixe de realizar! Você saudável é a nossa meta!

Em caso de dúvidas ou dificuldade em agendar ou encontrar um prestador, a Contaget poderá auxiliar para encontrar a melhor solução.

Contaget