Alongue-se no trabalho
Local onde muita gente passa boa parte da vida, o ambiente de trabalho pode ser um meio para obtermos mais bem-estar com a prática de alongamentos, sem que isso interfira no dia a dia.
Ao fazer alongamentos no ambiente de trabalho, você consegue amenizar possíveis desconfortos, principalmente se desempenha tarefas sentado, e ter muito mais disposição, inclusive para as demais atividades do seu dia.
Alongar-se no trabalho também ajuda a combater o estresse e o sedentarismo, além de promover melhorias na agilidade, coordenação e flexibilidade, especialmente na postura, no funcionamento dos órgãos vitais e na diminuição de tensões, riscos de lesões e dores musculares.
Confira alguns movimentos simples que você pode fazer mesmos sentado em sua estação de trabalho:
Pescoço
Com a coluna reta e as costas apoiadas na cadeira, torça levemente o pescoço olhando para a direita e, depois, para a esquerda – ou vice-versa.
Em seguida, olhe para cima e empurre levemente seu queixo, também para o alto.
Por fim, apoie seu queixo no peito e, com as mãos, faça uma leve pressão na nuca; dobre lentamente o seu tronco para a frente.
Braços
Deixe o cotovelo de um dos braços estendido e, com a palma da mão virada em sua direção, pressione levemente com a outra mão – repita o processo com o outro braço.
Deixe o cotovelo de um dos braços estendido e, com a palma da mão virada para a frente, segure os dedos e realize uma pressão para trás – repita com o outro braço.
Tronco
Apoiando ambos os braços atrás da cabeça, lentamente force pescoço, tronco e braços para trás; em seguida, feche as escápulas de modo que o peitoral se expanda para a frente
Sentado na cadeira, torça seu tronco e, na sequência, coloque um dos seus braços na perna e o outro atrás da cadeira; empurre a perna e a cadeira para alongar mais a coluna.
Pernas
Sentado na cadeira, inicie os movimentos apoiando o tornozelo na coxa e um braço em
cima do joelho; pressione levemente para baixo.
Ainda na cadeira, estenda o joelho o quanto for possível e, mantendo os calcanhares apoiados no chão, force a ponta do pé para cima; repita a sequência, porém, forçando a ponta do pé para baixo.