10 situações em que a seguradora pode negar a indenização do veículo
Ao contratar um seguro, é comum pensar que, em caso de imprevistos, a seguradora irá cobrir os prejuízos. No entanto, é importante entender que as seguradoras seguem critérios específicos e, em algumas situações, podem negar o pagamento da indenização.
Para evitar surpresas desagradáveis, preparamos este guia com as 10 principais situações que podem levar a seguradora a negar a indenização do seu veículo.
Quando a seguradora pode negar a indenização do veículo?
1. Perfil ou informações incorretas
Na hora de contratar o seguro, você é responsável por fornecer informações precisas, como quem será o condutor principal, a idade do motorista, o local de uso e o tipo de utilização do veículo (particular ou comercial).
Caso aconteça um sinistro, a seguradora pode investigar os dados fornecidos e, se encontrar inconsistências, pode recusar o pagamento. Por isso, mentir sobre o perfil ou omitir dados sobre o veículo ou seu condutor podem resultar em uma negativa de indenização, já que a apólice será considerada inválida.
2. Habilitação vencida, suspensa ou com a categoria incorreta
Dirigir com a carteira de habilitação vencida ou suspensa é motivo para a seguradora não pagar a indenização, mesmo que o sinistro esteja, aparentemente, dentro da cobertura. Além disso, dirigir veículos sem a categoria correta, como usar uma habilitação B para conduzir uma van ou caminhão, também pode resultar em negativa.
Para evitar o vencimento da CNH, fique de olho na data de validade do documento, que fica do lado esquerdo do documento, ao lado do número de registro do condutor. Também é possível consultar a data no site gov.br.
3. Dirigir sob efeito do álcool ou drogas
Uma das situações mais conhecidas que resultam em negativa é a embriaguez ao volante. Se o motorista causar um acidente enquanto estiver sob o efeito de álcool ou drogas, a seguradora poderá negar a indenização, conforme previsto nas cláusulas de exclusão.
4. Participar de rachas e fazer uso inadequado do veículo
Práticas de direção perigosas, como participar de rachas, também são fatores que podem levar a uma recusa, por serem considerados como uso inadequado do veículo.
5. Modificações na estrutura do veículo
Alterações estruturais, como rebaixamento, instalação de turbo ou qualquer modificação não comunicada à seguradora no momento da contratação, podem invalidar a apólice.
Por exemplo, a instalação de sistemas elétricos não originais, como sistemas de som potentes, pode sobrecarregar a fiação e aumentar o risco de incêndio.
6. Atraso no pagamento do seguro
Caso ocorra um sinistro e as parcelas do seguro estejam em atraso, a seguradora pode suspender a cobertura ou até cancelar o seguro.
Por isso, é essencial manter o pagamento das parcelas em dia para garantir que você esteja coberto em caso de imprevistos.
7. Uso comercial do veículo sem comunicação prévia
Se, ao contratar a apólice, o veículo foi declarado como de uso particular, mas a seguradora identificar um uso comercial,como transporte de passageiros ou entregas, a indenização poderá ser negada.
Há diferenças significativas no custo do seguro para veículos de uso particular e comercial. Isso ocorre porque veículos utilizados comercialmente estão mais expostos a riscos, resultando em um custo mais alto para a cobertura devido ao agravamento do risco.
A principal diferença entre um seguro auto tradicional e um seguro para motoristas de aplicativo é a cobertura oferecida para riscos associados ao uso comercial do veículo em plataformas como Uber, 99, entre outros.
Por isso, alterações no uso do veículo devem ser comunicadas para evitar problemas futuros.
8. Falta de manutenção do veículo
Manter a manutenção do veículo em dia é essencial para garantir a segurança e a cobertura do seguro. Pneus carecas, especialmente em dias de chuva, aumentam o risco de derrapagens e aquaplanagens.
Além disso, não realizar a troca de óleo do motor e filtros dentro dos prazos recomendados pode resultar em superaquecimento, perda de potência ou até danos severos ao motor, o que pode levar a panes mecânicas durante a condução. Fios desgastados ou mal isolados também podem causar falhas elétricas, ou até mesmo incêndios no veículo.
Por isso, revisar e realizar manutenções preventivas regularmente não só aumenta a segurança, mas também evita surpresas desagradáveis na hora de acionar o seguro.
9. Fraude
Caso o seguro constate qualquer tipo de fraude, como manipulação ou omissão de informações, pode se recusar a pagar a indenização.
Forjar um sinistro ou apresentar um cenário falso para obter a indenização resulta na negativa do pagamento, bem como pode levar o contratante a responder judicialmente pela ocorrência.
10. Falta de cobertura
Não é porque houve um sinistro que a seguradora é obrigada a pagar todos os danos. A apólice define exatamente o que está coberto. Por exemplo, coberturas como para-brisas, vidros laterais ou teto solar são adicionais e precisam ser contratadas à parte.
É fundamental ler a apólice e tirar todas as dúvidas antes de assinar o contrato, pois caso a cobertura de um item não esteja prevista na apólice, o seguro não terá responsabilidade de indenizar esse item.
Um exemplo clássico é a cobertura de vidros, uma cobertura adicional que pode ser contratada para garantir o conserto ou substituição de uma peça, como: para-brisas, vidros laterais ou teto solar. Neste artigo, explicamos tudo sobre como funciona a cobertura de vidros no seguro auto.
Além dos vidros, outras coberturas adicionais também podem incluir acessórios do carro, como som e rodas esportivas. Ou também situações específicas, como danos provocados por desastres naturais, se estas não estiverem previstas no contrato.
Conclusão
Ler atentamente a apólice e entender todas as condições e coberturas contratadas é essencial para evitar imprevistos. Ao escolher o seguro ideal, considere suas necessidades e converse com um especialista para esclarecer todas as dúvidas.
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