Dia Nacional de Combate ao Fumo: conheça 6 dicas para parar de fumar

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em 29 de agosto. A data foi escolhida para propor uma reflexão sobre os malefícios do tabagismo e a importância de adotar um estilo de vida mais saudável. 

Abandonar o cigarro é uma decisão importante na vida de todo fumante. Apesar dos desafios associados ao vício, esta é uma das melhores atitudes que uma pessoa pode tomar para cuidar de sua saúde e bem-estar. 

A Contaget é parceira da saúde e não deixa de marcar presença nas causas mais importantes! 

Por isso, preparamos um guia com 6 dicas práticas que podem auxiliar nesse processo. Confira! 

Benefícios de parar de fumar

Parar de fumar traz uma série de benefícios significativos para a saúde e o bem-estar. Alguns podem ser sentidos quase imediatamente após a última tragada, enquanto outros se revelam a longo prazo. Veja só: 

  • Redução de risco de infarto, derrame e doenças cardiovasculares;
  • Pele mais saudável e rejuvenescida, devido ao aumento da circulação sanguínea;
  • Diminuição do risco de câncer de pulmão, uma vez que o tabaco é sua principal causa;
  • Diminuição do risco de outros tipos de câncer, como os de boca, garganta, esôfago e pâncreas;
  • Melhora na qualidade da respiração e condicionamento físico;
  • Aumento da energia e disposição, o que incentiva outros hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física;
  • Redução da ansiedade e do estresse, pois, diferente do que muitas pessoas pensam, o cigarro não ajuda a relaxar. Ao contrário, ele aumenta os níveis de estresse a longo prazo;
  • Economia financeira em relação ao valor gasto diariamente em cigarros, além de posteriores tratamentos médicos relacionados ao tabagismo;
  • Eliminação dos riscos do fumo passivo para familiares, tornando o ambiente mais saudável para todos;
  • Melhoria dos relacionamentos, uma vez que o cheiro de cigarro e as pausas constantes para fumar podem ser um problema nas relações.

6 dicas para parar de fumar

1. Faça um compromisso com você mesmo

    O primeiro passo é reconhecer a necessidade e a importância de dizer adeus ao cigarro. 

    Como vimos, o tabagismo está associado a diversas doenças graves, como vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares e problemas respiratórios. Ao parar de fumar, a pressão arterial e a frequência cardíaca começam a voltar ao normal. Então, em um ano, o risco de doenças cardíacas é reduzido pela metade.

    Mas conhecer essas informações não é suficiente para que a maioria das pessoas pare esse hábito! Por isso, é importante encontrar o seu propósito, ou seja, aquilo que te motiva a parar de fumar. 

    Conhecer suas motivações te ajudará a lidar com o processo de adaptação que virá pela frente.   

    2. Estabeleça um plano de ação

      Planeje a data para parar de fumar e prepare-se para enfrentar os desafios que surgirão pelo caminho.

      Identifique os gatilhos que aumentam sua vontade de fumar, como situações, lugares ou horários em que você costuma sentir mais vontade de fumar.

      A partir daí, você precisará desenvolver novas estratégias para evitar o consumo de cigarro, como substituí-lo por outro hábito mais saudável. Por exemplo, você pode fazer uma pausa e ir até a cozinha beber um copo de água, ou dar uma volta no corredor e conversar com um colega durante o trabalho. 

      É fundamental que você informe a amigos e familiares sobre sua decisão para que essas possam oferecer apoio. Aliás, fuja de rodinhas onde outras pessoas estejam fumando! Principalmente no início, é muito importante evitar momentos de exposição e tentação em relação ao fumo. 

      3. Não substitua um hábito ruim por outro 

        Infelizmente, muitas pessoas cometem o erro de substituir a vontade de fumar por outra atividade que também pode trazer prejuízos para a saúde a longo prazo, como, por exemplo, comer um doce ou beber uma xícara de café quando sentem vontade de fumar. 

        Apesar de parecer uma saída para o fumo, você estará apenas trocando um problema por outro.

        Além disso, algumas pessoas têm trocado o cigarro convencional por cigarros eletrônicos, mas esta ação não é recomendada, uma vez que esses aparelhos também oferecem riscos, como o vazamento de metais no filamento aquecido, aumentando o risco de câncer ou adoecimento por síndrome respiratória aguda, ou uma possível explosão do dispositivo, por exemplo.

        4. Adote um estilo de vida saudável 

          Substitua o cigarro por atividades que promovam a saúde física e mental. Pratique exercícios regularmente, adote uma alimentação equilibrada e busque atividades que ajudem a reduzir o estresse, como meditação, yoga ou hobbies que sejam prazerosos e relaxantes. 

          Inclusive, aqui no blog, você encontra um artigo completo com dicas práticas de nutrição para ter uma alimentação equilibrada – clique aqui para ler a seguir. 

          5. Procure recursos e tratamentos disponíveis

            Existem diversas terapias para ajudar a parar de fumar, como a Terapia de Reposição de Nicotina, que usa adesivos, gomas e pastilhas de nicotina para ajudar a reduzir os sintomas de abstinência.

            Médicos especialistas também podem receitar medicamentos para ajudar a reduzir a vontade de fumar e lidar com esses sintomas. 

            Por fim, mas não menos importante, buscar aconselhamento e suporte psicológico nesse momento pode ajudar a modificar comportamentos e hábitos relacionados ao tabagismo, criando um relacionamento mais saudável com o seu corpo e sua rotina. 

            6. Busque apoio do seu plano de saúde

              O SUS oferece o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, com tratamentos gratuitos para quem quer parar de fumar, incluindo o uso de medicamentos e terapias.

              Além disso, os planos de saúde também têm um papel fundamental no apoio a quem deseja parar de fumar, oferecendo acesso a consultas com profissionais de saúde especializados para acompanhamento médico, psicológico e nutricional para oferecer apoio, informação e monitorar o progresso dos tratamentos. 

              Para aprender a usar melhor o seu plano de saúde e tudo que ele tem a oferecer, busque conhecer as coberturas, rede credenciada e os procedimentos disponíveis. 

              E caso surja qualquer dúvida no meio do caminho, pode contar com nossos especialistas! 😉

              Somos experts em todas as linhas de seguro e trabalhamos há mais de 45 anos para garantir que você e sua família tenham a melhor assistência em diversas áreas da vida.  

              Clique aqui para entrar em contato e conhecer a opção de seguro que melhor combina com as suas necessidades ou com a sua empresa!

              Contaget