Dúvidas sobre a cobertura de vacinas pelos planos de saúde são comuns, especialmente entre quem tem filhos pequenos e quer saber se as seguradoras pagam pelas vacinas do calendário comum, além das vacinas de campanhas anuais.
Conheça melhor esse tema em 5 pontos:
1 – Primeiramente, o SUS (Sistema Único de Saúde) é o responsável pelas imunizações no Brasil. No entanto, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) não obriga as seguradoras a aplicarem as vacinas do calendário de vacinação.
2 – O SUS (Sistema Único de Saúde) é o responsável pelas imunizações no Brasil, mas a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) não obriga as seguradoras a aplicarem as vacinas do calendário de vacinação.
3 – Algumas vacinas recebem cobertura dos planos de saúde, quando os órgãos reguladores determinam isso ou quando o paciente apresenta uma necessidade específica. Recentemente, tem circulado informação sobre planos de saúde cobrirem vacinas contra a Covid-19.
4 – As campanhas de vacinação devem atender a todos, dando prioridade aos grupos de risco. Disponibilizar essas vacinas na rede privada poderia prejudicar essa ordem e as classes socioeconômicas menos favorecidas.
5 – Algumas vacinas, como a tetravalente da influenza, só estão disponíveis em laboratórios particulares, e algumas protegem contra uma ou mais cepas além das vacinas oferecidas pelo SUS.
Saiba mais:
– Para saber quais vacinas do calendário são aplicadas gratuitamente nos postos de saúde: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/pni/.
– Para saber quais regiões exigem vacinação obrigatória: https://civnet.anvisa.gov.br/app/viajante/login?wicket-crypt=JAWi3sjUC8w.





