Dia Mundial da Luta contra a Aids
Em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, escolhido em 1988 pela OMS – Organização Mundial da Saúde – como uma data-símbolo para reforçar em todo o mundo principalmente a necessidade de prevenção da epidemia, uma vez que a doença ainda não tem cura, embora os doentes já possam viver muitos anos com o uso de medicamentos.
Atualmente, um dos objetivos de curto prazo da OMS é fazer com que em 2020, entre as pessoas que vivem com o HIV (vírus da imunodeficiência humana, que transmite a Aids), pelo menos 90% delas estejam com os vírus indetectáveis e mantendo boa qualidade de vida, sem os sintomas da Aids.
O dia 1º de dezembro serve principalmente de alerta para a população sobre a importância da prevenção e também de combate ao preconceito que ainda marca a doença. Atualmente, com os medicamentos de última geração, uma pessoa com o vírus, mas que cumpra corretamente o tratamento, tem a mesma expectativa de vida de qualquer outra pessoa sem o vírus.
Cuidados sempre
Entretanto, nunca é demais relembrar que a Aids é uma doença grave, o tratamento é rigoroso, e os remédios utilizados causam vários efeitos colaterais e eventos adversos.
Por isso, a prevenção ainda é o melhor remédio e a população jovem, principalmente entre 15 e 24 anos, precisa estar atenta, pois é justamente nessa faixa etária que tem ocorrido aumento do número de casos nos últimos anos. Fica a dica permanente: usar camisinha em todas as relações sexuais.
Lembretes:
● Aids não se pega com beijo, abraço, aperto de mão.
● Não tenha medo de fazer o exame: o diagnóstico precoce é fundamental.
● Discriminar um portador de HIV é crime (Lei 12.984).