Dia Nacional da Saúde Bucal
Boa saúde bucal é boa saúde geral
Dia 25 de outubro, Dia Nacional da Saúde Bucal, é um ótimo momento para lembrarmos que “o sorriso é o nosso melhor cartão de visita”, já que a boa saúde bucal, mais do que uma questão estética, é reflexo da boa saúde do organismo como um todo e muitas doenças sistêmicas originam-se na falta de uma boa higiene oral.
A má higienização bucal, além de comprometer o hálito e a boa aparência dos dentes, pode acarretar desde problemas como cáries, gengivite, acúmulo de tártaro, periodontite, até perda dos dentes e mesmo endocardite bacteriana, uma infecção de origem bucal que entra na corrente sanguínea e atinge as válvulas e o tecido cardíaco, podendo levar à morte.
Cuidados básicos
A limpeza diária dos dentes é fundamental para a prevenção das doenças bucais e o ideal é fazer a escovação após cada refeição, pelo menos após as refeições principais.
O uso do fio dental é bastante útil e é preciso lembrar de escovar a língua também, pois ela pode acumular bactérias e outros micro-organismos.
Um cuidado geralmente negligenciado é o armazenamento da escova de dentes, que também acumula bactérias prejudiciais à saúde. As escovas devem ser protegidas e higienizadas diariamente.
Conscientização
O cuidado com a higiene bucal é essencial para evitar as doenças gengivais, as cáries e o mau hálito. A prevenção é a melhor aliada dos dentistas na manutenção da saúde bucal.
E um lembrete importante: A recomendação das autoridades em saúde é visitar um consultório dentário a cada seis meses, para que o dentista faça uma avaliação geral.