Outubro Rosa
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quase 60 mil novos casos de câncer de mama, um dos mais comuns entre as mulheres, podem ser diagnosticados no Brasil e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Para diminuir os riscos de desenvolvimento e aumentar o sucesso dos tratamentos, é preciso:
Prevenção: uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos, realização do #autoexame e acompanhamento médico regulares;
Diagnóstico precoce: buscar ajuda ao se identificar algo diferente e iniciar o tratamento imediatamente;
Mamografia: a partir dos 40 anos é necessário fazer todo ano, principalmente que tenham histórico familiar de câncer, que tenham se submetido a tratamentos hormonais, que consumam álcool ou fumem.
Quais são os sintomas:
- Aparecimento de nódulos nas mamas ou axilas, normalmente indolor.
- Alteração do formato da mama, elevação ou retração.
- Vermelhidão e endurecimento da pele (aspecto de casca de laranja).
- Dor ou inversão do mamilo.
- Secreção mamária anormal.
- Coceiras ou feridas que não melhoram
O câncer pode não apresentar sintomas e estar localizado em uma região não palpável.
O conhecimento é uma arma importante para prevenir e combater a doença. É por isso que neste mês, embora a doença esteja presente no ano inteiro, as pessoas, as empresas e a sociedade se mobilizam para divulgar a campanha nos mais diversos cantos do país. O mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo e uma série de ações voltadas para a prevenção e cura da doença são vistas através do seu principal símbolo, o laço rosa, que se tornou um importante ícone desta luta, além de iniciativas como a iluminação na cor rosa de monumentos e símbolos arquitetônicos no mundo todo.
Para a #Contaget, saúde é assunto muito sério.