Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

A hepatite é uma doença grave e silenciosa, considerada um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo, caracterizada por uma inflamação no fígado, que pode ser provocada tanto por vírus ou bactérias quanto pelo consumo exagerado de agentes tóxicos, como álcool, medicamentos e até mesmo plantas.

No Brasil, as mais comuns são as hepatites virais dos tipos A, B e C. A questão mais grave, no entanto, é que milhões de brasileiros desconhecem que são portadores do vírus. Daí a importância de identificar os principais sinais da doença, como o próprio Ministério da Saúde alerta, e sempre procurar um posto de saúde em casos de sintomas como cansaço excessivo, mal-estar, náuseas e vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura, entre outros.

Com frequência esses sintomas não são tão evidentes e a pessoa nem percebe que é portadora do vírus, por isso é importante fazer os exames de rotina, que são simples, rápidos e facilmente acessíveis.

A hepatite é considerada uma questão de saúde pública porque é uma doença que requer um esforço organizado e constante de toda a sociedade, embora principalmente dos agentes de saúde, com o objetivo de proteger, promover e restaurar a saúde de populações amplas.

Assim, programas, serviços e instituições devem enfatizar a prevenção da doença e a necessidade de preservação da saúde de toda a população, sempre tendo em vista um objetivo central, que é reduzir a incidência da doença e com isso o desencadeamento de desconfortos e incapacidades, e principalmente de sequelas e mortes prematuras.

O dia 28 de julho foi instituído como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, e em todo o mundo foram destacadas as principais ações contra essa verdadeira epidemia. Para saber mais sobre vacinação, prevenção e outras informações sobre a doença, uma boa fonte é o link para o site da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) no Brasil:

https://www.paho.org/brasil

Contaget