Dia Mundial de Combate ao Câncer
O câncer engloba um conjunto de doenças, cada uma com características e fatores de risco próprios, cujo denominador comum é a reprodução desordenada de células. O câncer é uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversos fatores.
A longevidade, urbanização, globalização e exposição aos fatores de risco ambientais e ocupacionais, bem como fatores reprodutivos e hormonais e o histórico familiar de câncer, estão entre as principais causas da doença. Mas cerca de um terço dos casos de câncer poderia ser prevenido.
Entre as medidas para reduzir o risco de câncer estão evitar o tabaco, limitar o consumo de álcool, evitar a exposição excessiva ao sol, obter uma alimentação equilibrada, manter um peso saudável e ser fisicamente ativo.
Você Sabia nem todo tumor é câncer?
A palavra tumor está relacionada ao aumento de massa em qualquer parte do corpo e não corresponde necessariamente a um câncer. Quando o surgimento de um tumor ocorre em razão do crescimento do número de células, os especialistas o denominam “neoplasia”, que pode ser benigna ou maligna (câncer).
A neoplasia benigna corresponde ao crescimento lento de células, que se assemelham ao seu tecido original, sem oferecer risco à saúde. Essas células raramente invadem tecidos vizinhos ou se espalham para outras áreas do corpo. O mioma e o lipoma são exemplos de tumores benignos.