Redobre os cuidados com a pele no verão
Redobre os cuidados com a pele no verão
Os cuidados com a pele no verão não têm apenas fins estéticos. O combo de Temperaturas elevadas, umidade em excesso, praias e piscinas contribuem para o surgimento de doenças de pele no verão. O calor e a maior exposição solar aumentam a transpiração e a umidade do corpo, provocando irritações causadas por bactérias, fungos ou parasitas.
Muito comum no verão, a queimadura solar é uma lesão produzida pela excessiva exposição à radiação ultravioleta (UV). Nos quadros de primeiro grau, a pele apresenta vermelhidão e sensibilidade. Já as queimaduras de segundo grau provocam bolhas no corpo.
A exposição excessiva ao sol pode causar insolação e para prevenir riscos deve-se evitar a exposição solar demasiada e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão), usar filtros solares diariamente (reaplicando o produto a cada duas horas), usar chapéus ou bonés, na praia proteger-se em barracas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta.
Os principais sintomas da insolação são dor de cabeça forte, calor e suor excessivos, sensação de febre, queimação na pele e vermelhidão, tontura ou má disposição, vômitos e diarreia.
Para aliviar os sintomas deve-se aplicar compressas frias sobre a pele, usar creme hidratante ou gel que contenham Aloe vera, evitar nova exposição ao sol e não puxar a pele que descasca. Porém, se os sintomas não melhorarem após alguns minutos e as tonturas ou dores de cabeça fortes persistirem, a pessoa deve procurar ajuda médica com urgência.
As acnes e os cravos tendem a piorar nestes meses, uma vez que o calor e o suor aumentam a oleosidade do rosto e do corpo. Daí a importância de utilizar produtos específicos para pele oleosa, como sabonete e protetor solar. Mas, independentemente do tipo de pele, todos devem passar protetor solar diariamente no rosto, com fator de proteção solar (FPS) de, no mínimo, 30.
Outra enfermidade provocada pela exposição solar excessiva é o melasma, que também pode ter origem hormonal, como uso de anticoncepcional e gravidez. O melasma é característico pelo surgimento de manchas escuras no rosto.
Hábitos diários no verão
• Aumente a ingestão de líquidos.
• Todos os dias, aplique um bom hidratante.
• Consuma alimentos ricos em carotenoides, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba.
• Prefira alimentos saudáveis, carnes grelhadas, peixes, verduras, frutas e legumes com alto teor de água, baixo teor de carboidratos e muitas fibras.
• No banho, use sabonetes à base de glicerina. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.
O uso de óculos escuros falsificados
O barato sai caro!
Assim como protegemos nossa pele dos raios do sol, devemos ter atenção extra com a visão também. Os olhos podem sofrer agressão da radiação solar e ficarem mais expostos a lesões na córnea e na retina, bem como a doenças como catarata e pterígio (formação de uma membrana sobre o globo ocular).
Daí a importância de usar óculos de sol adequados para proteger a visão dos raios ultravioleta (UVA e UVB).
Porém, muitas pessoas usam óculos de sol falsos como um acessório, o que é um erro, desconhecendo que o produto de baixa qualidade também traz consequências para a saúde dos olhos.
As lentes piratas podem ser extremamente nocivas, pois aumentam a agressão provocada pelos raios solares.
Por isso a importância de sempre verificar a qualidade e a certificação antes de comprar óculos de sol.