IPVA vira dívida ativa.

O IPVA é um imposto que deve ser pago todo início de ano por quem possui um veículo. Caso o proprietário deixe de fazer o pagamento, a dívida se torna ativa e pode ser cobrada de várias maneiras pelo governo. O não pagamento traz dificuldades em conseguir financiamentos, empréstimos ou cartões de crédito. Além disso, o bem pode ser apreendido ou penhorado.

No caso do IPVA, se o carro não estiver com a documentação em dia e for parado em uma fiscalização, é aplicada multa ao condutor e o veículo é apreendido. Para liberar o automóvel, é preciso quitar todas as dívidas, além de pagar guincho e diárias no pátio do Detran.

Em relação à contratação de um seguro, se for necessário realizar vistoria prévia no veículo e o documento estiver irregular, a companhia pode não aceitar o risco e em caso de perda total as seguradoras fazem a indenização descontando os valores do IPVA e da documentação.

Na hora de vender ou comprar um carro, também é mandatório que o IPVA esteja em dia para que a mudança de proprietário seja concluída. Sendo assim, com o imposto atrasado, não é possível vender o veículo.

Contaget