6 benefícios de contratar um seguro de vida
Quanto vale a sua vida? E o conforto de quem você ama? Essas são perguntas difíceis, mas necessárias. O Seguro de Vida é uma das modalidades de seguro mais importantes que temos hoje no mercado.
Estamos acostumados a contratar planos de seguro para nossos bens como automóveis e casas. Mas já percebeu como não damos a mesma atenção para nossa saúde e bem-estar?
A verdade é que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a real função e importância do seguro de vida. Por isso, no artigo de hoje, nós vamos te explicar o que é um seguro de vida, as principais coberturas, como funciona e os benefícios de contar com essa segurança em caso de imprevistos. Confira!
O que é um seguro de vida?
O seguro de vida é uma proteção que você contrata com o objetivo de garantir uma cobertura financeira para você ou seus entes queridos caso algum imprevisto aconteça. Aliás, você sabia que tem direito ao benefício em diversas situações?
Na prática, funciona como uma espécie de segurança econômica que te dá tranquilidade e estabilidade no orçamento familiar em casos de imprevistos e fatalidades. Afinal, imagina como a sua família vai ficar quando você não estiver mais aqui?
E não pense que é só você que está buscando proteger a sua família! Um artigo publicado pela InfoMoney mostra que o mercado de seguros cresceu mais de 7% no primeiro semestre de 2023.
Conheça as principais coberturas do seguro de vida
As coberturas oferecidas por um seguro de vida variam de acordo com o plano contratado. Em geral, as apólices cobrem morte acidental ou natural. E, em alguns casos, oferecem proteção para invalidez total ou parcial em decorrência de acidentes.
Para você ter uma ideia, ao aderir ao seguro de vida, você e sua família podem ter proteção contra as seguintes situações:
- Morte acidental ou natural;
- Doenças graves e inesperadas que podem comprometer sua renda e capacidade de trabalhar;
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente;
- Invalidez funcional permanente total por doença;
- Invalidez laborativa permanente total por doença;
- Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
- Diárias de incapacidade temporária;
- Diárias por internação hospitalar.
Como o seguro de vida funciona na prática
O primeiro passo é definir as coberturas necessárias e os capitais segurados a serem contratados. Essas informações determinarão os valores a serem investidos mensalmente para sua proteção, de acordo com a sua idade.
Por isso, na hora de assinar a proposta de contratação, é fundamental entender as condições nela estabelecidas, de acordo com o produto contratado. Concluída a análise desta pela seguradora, será emitida a apólice contendo o período de vigência das proteções.
Mas fica tranquilo que a gente te ajuda com isso!
O contrato também inclui os beneficiários, que são as pessoas que irão receber a quantia acordada caso alguma coisa aconteça com o titular do seguro.
É importante lembrar que o seguro de vida passa a vigorar a partir do dia seguinte da aprovação pela seguradora, porém deve-se respeitar as regras estabelecidas na apólice.
Esses detalhes são importantes para que você e sua família não fiquem na mão em casos de fatalidades. Afinal, esse é o último momento em que queremos pensar em burocracias, não é mesmo?
6 benefícios de contratar um seguro de vida
A essa altura, você já percebeu como ter um seguro de vida é importante para proporcionar mais tranquilidade e segurança para você e sua família, que será amparada caso algo aconteça com você.
Mas você sabia que esse não é o único benefício de ter um seguro de vida?
Confira os principais benefícios que você ganha ao contratar um seguro de vida:
1. Proteção
Não tem jeito, seguro de vida é sinônimo de proteção. Ao estar coberto por uma apólice, você oferece mais tranquilidade e conforto para as pessoas mais importantes da sua vida – seus filhos, cônjuge ou pais.
Você segurado significa poder deitar a cabeça no travesseiro e dormir com tranquilidade, sabendo que você está protegido para lidar com imprevistos.
2. Segurança financeira
A depender do plano contratado, você não apenas deixa sua família economicamente confortável, como também pode aproveitar esta segurança financeira.
Caso algo te impeça de trabalhar, você recebe o benefício e tem tempo e tranquilidade para reorganizar todo o orçamento familiar.
Afinal, se você não tem uma reserva de emergência, pode ser muito difícil lidar com um imprevisto como este, concorda?
3. Facilitação no planejamento sucessório
Uma coisa que pouquíssimas pessoas se lembram é que existe muita burocracia no processo de heranças. A indenização não entra na partilha de bens, portanto, não está aplicável ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).
Isso torna seu pagamento simples e rápido, sem dedução de impostos e diretamente destinado para os beneficiários que você escolheu. Assim, seus dependentes terão acesso rápido ao dinheiro, garantindo mais estabilidade e tranquilidade para atravessar esse momento tão difícil.
Na ausência de indicação de beneficiários, o capital segurado será pago por metade ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado.
4. Isenção do Imposto de Renda (IR)
Quando recebem a indenização, os beneficiários ou o titular do Seguro de Vida devem declarar o seguro no Imposto de Renda, porém não há incidência de tributos sobre o pagamento. Para saber mais, recomendamos a leitura deste artigo sobre o tema.
5. Uso em vida
Em diversos casos, o segurado pode fazer uso da apólice em vida. É possível acionar o plano em casos de acidentes, invalidez ou incapacidade temporária, doenças graves e até garantir o reembolso de despesas médicas, hospitalares em decorrências de acidente enquanto você estiver sob tratamento médico, se preocupando com o que mais interessa: sua recuperação.
Assim você tem tempo de se recuperar e se reorganizar financeiramente, além de utilizar o valor do seguro para investir na sua reabilitação.
6. Custo-benefício
Existem diferentes tipos de seguro de vida e eles oferecem um ótimo custo-benefício quando colocamos na ponta do lápis o valor a ser pago e a quantidade de benefícios que ele proporciona. Como, por exemplo, a cobertura em caso de acidentes, quando você está impossibilitado de trabalhar.
Afinal, vale a pena fazer um seguro de vida?
Se você deseja proteger sua família e garantir um futuro mais tranquilo para as pessoas que ama, sim!
O seguro de vida deve fazer parte do orçamento e do planejamento financeiro de todas pessoas. Afinal, ele pode garantir a estabilidade financeira da família em momento de imprevistos ou de fatalidade.
Além disso, também é vantajoso em outros aspectos tais como: coberturas personalizadas, assistências adicionais e, principalmente a tranquilidade de saber que você e sua família estão protegidos
A Contaget é expert em todas as linhas de seguro. Trabalhamos há mais de 45 anos para garantir que você e sua família tenham a melhor assistência possível nos momentos mais difíceis.
Conte com a Contaget para proteger aquilo que é mais importante para você 😉
Clique aqui para entrar em contato e conhecer a opção de seguro que melhor combina com as suas necessidades e com o seu bolso!