6 dicas para praticar o uso consciente do plano de saúde

Ter um plano de saúde pode melhorar muito a nossa qualidade de vida, não é mesmo? Mas como tudo na vida, o segredo é não abusar! No artigo de hoje, nós te contamos como o uso consciente do plano de saúde te ajuda a cuidar da sua saúde na medida certa e também protege o seu bolso! 

A importância de oferecer um seguro saúde

Uma pesquisa com mais de 400 empresas mostra que 9 a cada 10 empresas oferecem planos de saúde aos colaboradores.

Os dados não mentem: as pessoas veem o plano de saúde como um grande benefício na hora de procurar emprego. E as grandes empresas sabem disso! Por isso, oferecem pacotes de benefícios para seus colaboradores e familiares como estratégia de retenção de talentos. 

Ter uma cobertura de saúde é sinônimo de tranquilidade na hora de emergência, além de ser uma oportunidade de se cuidar e manter a saúde em dia. 

Porém, infelizmente algumas pessoas não usam o seguro do jeito certo e acabam prejudicando o uso do plano, podendo inclusive ter reajuste na mensalidade – o que te leva a pagar mais caro. Isso porque o cálculo leva em consideração o uso maior que o normal e considera o número de consultas, exames e procedimentos realizados. 

Por isso, fazer um uso consciente do seu plano conforme as suas reais necessidades é melhor para todos! Assim, é possível também evitar reajustes muito altos no valor da mensalidade de seus segurados. 

O uso consciente do plano de saúde

Usar o plano de saúde na medida certa ajuda a otimizar os recursos disponíveis, garantir um atendimento de qualidade e manter um valor de mensalidade justo

Pensando nisso, criamos um guia com 6 dicas para que você use o seu plano de saúde de uma forma muito mais consciente sem deixar de aproveitar todos os seus benefícios. Acompanhe!

1. Pronto-socorro só em emergências

Diferente de uma consulta com data e hora marcadas, o pronto-socorro (PS) é o local que atende casos de emergência. O PS não foi pensado para tratar doenças e muito menos para fazer acompanhamentos médicos a longo prazo.  

Então, recorra ao serviço apenas em casos de acidentes ou emergências. Após o atendimento inicial, a equipe médica fará os encaminhamentos adequados para que você dê continuidade ao tratamento em clínicas especializadas.

Ocupar o pronto-socorro pode sobrecarregar todo o sistema de saúde. Então, coloque a mão na consciência e só vá ao hospital em casos de real necessidade, combinado?

2. Nunca empreste a carteirinha do convênio

A carteirinha do plano de saúde é um documento pessoal, intransferível e indispensável para qualquer atendimento na rede credenciada. 

Emprestar este documento para outra pessoa é um crime! E de acordo com o Código Penal Brasileiro, os envolvidos poderão responder na Justiça pela fraude. Sem contar que, caso a fraude seja constatada, a operadora tem o direito de suspender o contrato do titular e seus dependentes. Portanto, nunca empreste seus documentos pessoais para ninguém. 

3. Sempre dê preferência para médicos da rede credenciada

Os planos de saúde contam com uma ampla rede de hospitais, clínicas, médicos e laboratórios credenciados. Sempre que possível, marque atendimentos com profissionais e instituições parceiras da sua operadora. 

Alguns planos oferecem reembolsos para consultas e serviços realizados com profissionais fora da rede credenciada. Mas essa prática pode acabar encarecendo o plano de saúde. 

4. Evite a automedicação

Nunca tome remédios sem antes consultar um médico! O uso inadequado de medicamentos pode mascarar sintomas ou agravar quadros de doenças, trazendo consequências ainda maiores para sua saúde

Por isso, sempre consulte um médico para receber o diagnóstico certo e a prescrição adequada para o seu caso, combinado? 

5. Faça um check-up anual

O melhor caminho para manter a saúde em dia é a prevenção. Por isso, a recomendação dos especialistas em saúde é fazer um check-up médico uma vez ao ano

Esse cuidado ajuda a monitorar a saúde, além de prevenir problemas que poderiam aparecer lá na frente em estágios mais avançados. Pegando um possível problema logo no começo, nós podemos mudar alguns hábitos e alterar o nosso estilo de vida para evitar que uma pequena alteração no organismo se torne um grande problema no futuro. 

Lembrando que os exames que fazem parte do seu check-up podem variar de acordo com sua idade, sexo e histórico médico. 

6. Utilize a medicina preventiva

Já dizia o ditado, prevenir é melhor do que remediar! Muitos planos de saúde oferecem programas de vacinação, acompanhamento de doenças crônicas e orientações nutricionais. Além de serviços de bem-estar físico e mental, como parcerias com academias e plataformas de terapia online.

Então, use e abuse desses recursos para manter a saúde em dia e evitar problemas simples que podem piorar a longo prazo. 

Conheça seu plano

Para usar melhor o seu benefício, busque saber mais sobre seu plano de saúde, conhecendo as coberturas, limitações, rede credenciada e os procedimentos disponíveis. Assim, você pode ajustar seus hábitos de vida e fica pronto para tomar as melhores decisões em casos de emergências. 

E conte com a Contaget como parceira da sua saúde! Somos experts em todas as linhas de seguro. Trabalhamos há mais de 45 anos para garantir que você e sua família tenham a melhor assistência em diversas áreas da vida.  

Conte com a Contaget para proteger aquilo que é mais importante para você 😉

Clique aqui para entrar em contato e conhecer a opção de seguro que melhor combina com as suas necessidades ou com a sua empresa!

Contaget